quinta-feira, 25 de outubro de 2018

#Salve-seQuemPuder

Estamos inseridos num momento conturbado, momento este que nós mesmos criamos, diga-se. Discussões morais, políticas, debates do que é certo ou errado... “Polarização”. Esta é a palavra da moda. Não obstante, os tais polarizados estão mais próximos do que parece. Adiante.

As frases a seguir, de ambos os lados, foram ditas obviamente num contexto maior. De qualquer forma, parece-me suficiente para evidenciar que os dois lados da polarização instaurada, apesar de diferentes tipos de incompetência e de maldade, não estão tão distantes assim.

“Tem que (sic) fechar o Supremo Tribunal Federal.” (Wadih Damous, deputado federal - RJ - do PT e ex-presidente da OAB) – abr/2018;

“Se quiser fechar o STF sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe, você manda um soldado e um cabo” (Eduardo Bolsonaro, deputado federal - SP - do PSL) – jun/2018;

“Dentro do país é questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, o que é diferente de ganhar uma eleição.” (José Dirceu, ministro da Casa Civil no governo Lula e ex-presidente do PT) – set/2018;

“Os poderes terão que (sic) buscar a solução, se não conseguirem, chegará a hora em que nós teremos de impor uma solução.” (General Mourão, vice na chapa de Bolsonaro) – set/2017;

“Bolsonaro é uma figura desimportante no meio militar, mas o Mourão, por exemplo, foi ele próprio torturador.” (Fake news espalhada por Fernando Haddad, candidato à presidência) – out/2018.

Além das declarações esdrúxulas que vêm igualmente dos dois lados, o PT e o Bolsonaro combateram e votaram juntos muitas pautas. Ambos foram contra o plano real; contra a MP 482, sobre a conversão da moeda; contra a quebra do monopólio estatal do petróleo; contra a quebra do monopólio das telecomunicações; contra proposta de reforma administrativa, no segundo mandato de FHC; contra a reforma da Previdência, naquele mesmo mandato, entre muitas outras coisas.

Ainda, ambos, PT e Bolsonaro, andam fazendo terrorismo eleitoral em campanha política (como já demonstrado acima), com ameaça, agressividade, acusações, promessas demagógicas etc. O próprio Lula, da cadeia, escreveu uma carta aos brasileiros na qual dizia “chegamos ao final (sic) das eleições diante da ameaça de um enorme retrocesso para o país, a democracia e nossa gente tão sofrida”. Vide o terrorismo atacando outra vez. Por que o PT nesses treze anos não fez essa gente deixar de ser sofrida? Toda eleição o PT espalha que o opositor acabará com o Bolsa Família, com os direitos dos trabalhadores e blá-blá-blá... Bolsonaro, porém, não fica atrás, e vive espalhando a notícia de que se o PT entrar no poder ficaremos sob uma ditadura bolivariana e blá-blá-blá... O PT nunca foi um partido comunista. Bolsonaro tenta se alinhar com a ultra-direita internacional: contra as minorias, com o militarismo e o armamentismo; o PT tem uma linha bem conhecida de arrogância, empáfia e uso indevido da máquina pública. Isto é, ambos são linhas diferentes de um mesmo populismo.

Os militantes de ambos os lados também não deixam a desejar, e mostram-se intolerantes com a adversidade, mostram-se ariscos, nervosos, inventando e proliferando notícias falsas em prol de seu candidato; ambos têm seu candidato como salvador da pátria, como super-herói, como Messias. É claro que a maior parte dessa força é somente sob o escudo de seus monitores, caso amanhã haja uma guerra civil no país, e não haverá, não tenho dúvida de que a maioria não sairá para o confronto.

Na prática, contudo, temos, de um lado Bolsonaro, que está no Congresso Nacional há quase trinta anos, e não se tem notícias dos feitos que fez à sua nação; e do outro, Haddad, representante do PT, que ficou no poder tempo suficiente para que pudéssemos nos orgulhar de nosso país e seus serviços, mas não é o que acontece, estamos piores do que quando ele iniciou o mandato.

Nessas circunstâncias e no panorama que nós mesmos nos colocamos, teremos de esperar mais alguns quadriênios para tentar de novo.

A quem é religioso, sugiro rezar; a quem não é, sugiro tornar-se um. #Salve-seQuemPuder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário